quinta-feira, 1 de julho de 2010

Erasmus - Uma enorme aventura desde o começo! =)

Finalmente acabei por enviar o que penso serem os últimos formulários para a minha candidatura ao programa Erasmus ;)

Vamos lá ver se é desta que está tudo em ordem e sempre se confirma a minha futura estadia na Universidade de Santiago de Compostela =) Isto se não desistir até lá... LoL Mas já cheguei mais longe do que alguma vez pensei ser capaz de conseguir realizar sozinha =P eheh

Embora seja um desejo antigo, não foi fácil decidir e concretizar... Andei basicamente os últimos 4 anos de curso a chorar pela companhia de algum colega que alinhasse nesta aventura comigo... E, pelos mais diversos motivos, ninguém se mostrou muito interessado! Ainda assim, eu todos os anos sonhei em enviar a candidatura, tendo mesmo feito várias tentativas de me dirigir à DRIIC para pedir informações! Todas fracassadas: ou porque estavam fechados, ou porque estavam a dar palestra mesmo nesse dia e portanto seria melhor dirigir-me ao local (que ainda cheguei a ir mas cheguei já no fim...) ou ainda porque cobardemente perdia a coragem e ia embora sem perguntar nada...

Quando já me começava a convencer de que este meu sonho não passava de isso mesmo, numa ida casual ao facebook percebo que a minha querida amiga Carol estava a tratar da candidatura dela para estágio de verão fora do país e em conversa com a própria soube que paralelamente também se estava a candidatar a Erasmus e... notícia bombástica.... ainda estavam abertos os prazos de pré-inscrição por mas uma semaninha... =)
Fiquei em delírio total e sem pensar muito decidi candidatar-me também... Afinal não ia mesmo passar dessa fase e pelo menos tinha tentado, não fazia Erasmus porque não ia passar da pré-candidatura e não por nunca ter tido coragem de seguir em frente! =)

Cerca de um mês depois recebo o tão aguardado e-mail a confirmar que deveria prosseguir com o processo, tratar de toda a documentação e enviar na DRIIC tudo em ordem até ao dia 25 de Maio! Mais uma vez entrei em estado de euforia... estava cada vez mais perto de viver uma experiência, que ainda que me aterrorize, considero única e fantástica quer ao nível pessoal como profissional =)

O destino que eu escolhi na pré-candidatura foi Itália, onde a única universidade que tem acordo com a minha é na cidade de Brescia! Mas o tempo voa e durante o segundo semestre não tratei de mais nada (afinal de contas Maio ainda estava longe)... Estava tudo planeado: no final da queima, depois de entregue e defendido o trabalho de Nano e depois de uma semanada de festa, iria concentrar-me no meu objectivo... Mas as coisas não são bem como nós queremos, e foi muito mais complicado do que eu esperava. A começar por eu não saber italiano e, portanto, não me ser fácil encontrar as informações que eu desejava, nas vésperas de terminar o prazo caí na triste realidade de que o meu curso não é leccionado na universidade para onde queria concorrer! Foi então que encontrei solução em candidatar-me para cadeiras de outros cursos que me parecessem suficientemente interessantes para o meu futuro profissional!

Cadeiras não faltaram... O que faltou foram as equivalências =( E foi com muito pezar que ouvi, no último dia de candidatura, o meu coordenador dizer que não me podia assinar os formulários porque não estavam correctamente preenchidos na parte das equivalências. Visto ser uma pessoa com muita sorte (ainda que passe a vida a lamentar-me do contrário), o sol voltou a brilhar na minha vida quado no segundo seguinte ele me insentivou a recandidatar-me para outra universidade! Mais sorte ainda do que poder tratar de tudo novamente e me ser dada a hipótese de entregar tudo no dia seguinte é que o prazo foi alargado até ao final da semana =)

Nem pestanejei quando o professor me sugeriu candidatar-me à Universidade de Santiago de Compostela, onde a reputação ao nível das engenharias é muito boa e, passo a citar, onde "a cidade ferve" de espírito académico! "Universidade Antiga, muitos estudante
s, Comparável a Coimbra!" Ou seja, é como estudar em Coimbra sem ser Coimbra =P eheh

E lá fui eu no final dessa semana, já com tudo tratadinho e com as perninhas a tremer como varas verdes na minha última viagem (até gora) até à DRIIC entregar a minha candidatura! Mais um passo em frente... E que alegria e orgulho por ter chegado até aqui! =)

Mas, ainda não terminava por aqui a minha aventura de formulários, e recebi um e-mail dias depois da universidade espanhola a informar que teria que formalizar a candidatura pela internet... Acedi com facilidade ao site para onde me reencaminhava, preenchi tudo direitinho até ao último passo, onde tinha que anexar documentos, entre eles uma carta de motivação! Carta de motivação?! Para quê?! Isso não me foi pedido até então, como escrevo agora uma carta de motivação?! E, nestas dúvidas deixei arrastar por mais um mesito a escrita da carta... Que finalmente enviei hoje! =)
Estou na dúvida se o prazo espanhol terminava a 30 de Junho, e como podem constactar hoje já é dia 1 de julho (visto passar da meia noite =/) Mais uma passo, que espero não ser em falso =P

Bem... E agora que termino a minha aventura reparo que hoje tenha sido talvez um péssimo dia para postar sobre a minha fuura ida até à Espanha, visto termos sido ontem eliminados do mundial pela equipa espanhola! =( Mas pronto, agora já está =P A juntar a esse fatídico acontecimento, amanhã tenho exame de PTS para o qual não esou preparada e devia estar a estudar ao invés de estar calmamente a escrever no blog...

Enfim... mas eu sou sempre a mesma... incorrigível... Ainda vou ver se estudo e vou rezar para ter muita sorte e sabedoria amanhã ;)

Beijinho e muito boa noite

Sem comentários:

Enviar um comentário